Cartaz de cinema

10 séries de todo o mundo a ter debaixo de olho para os próximos tempos

Publicado em 25 Mar. 2020 às 15:02, por António Quintas, em Notícias de televisão e séries (Temas: Primeiro olhar)

10 séries de todo o mundo a ter debaixo de olho para os próximos tempos

Muitos destes títulos estavam previstos para os festivais franceses SeriesMania e CanneSeries, vítimas das medidas de contenção do novo coronavírus.

São dez séries que pretendem representar o que de melhor se produziu pré-coronavírus na ficção televisiva em diversos pontos da Europa, e noutros pontos do mundo como o Chile, a Argentina e Israel.

Tinham apresentação mundial prevista em duas das maiores montras da produção televisiva, o SeriesMania e o CanneSeries. Anulados no formato presencial, os eventos foram reconvertidos em mostras ancoradas em plataformas online que vão permitir a realização de negócios vitais para a sobrevivência da indústria em tempos incertos, quanto as rodagens de novos projetos foram suspensas um pouco por toda a parte.

Destacamos alguns dos projetos que, à primeira vista, parecem mais interessantes e merecem ficar debaixo de olho até chegarem a um canal, ou plataforma de streaming, perto de si.

Adult Material

Comédia Dramática | Reino Unido (minissérie em 4 episódios)

Channel 4

Jolene Dollar (Hayley Squires), mãe de três filhos, é o ganha-pão da família com uma carreira nada convencional como importante estrela do cinema porno britânico. Um dia, durante umas filmagens, Jolene conhece Amy (Siena Kelly), de 19 anos, pouco mais velha do que Phoebe (Alex Jarrett), uma das suas filhas. Jolene cuida de Amy da maneira que cuida de todas as outras raparigas que com ela filmam, mas não pode protegê-la das suas escolhas e, em breve, o relacionamento com a instável Amy fará com que a carreira e a vida doméstica de Jolene comecem a desfazer-se.

Rupert Everett interpreta o amigo, produtor e empresário de longa data de Jolene, Carroll Quinn. Carroll está no ramo há muito tempo, tentando acompanhar as mudanças e a tecnologia e viu a indústria mudar para um negócio que vale muitos milhões. Joe Dempsie interpreta Rich, o parceiro amoroso e dedicado de Jolene.

 

DNA

Drama policial | Dinamarca, França (8 episódios)

TV2, Arte

Rolf Larsen, um respeitado detetive da policia de Copenhaga, vê a sua vida brutalmente revirada quando a filha desaparece. Cinco anos após a tragédia, surge uma nova pista quando se descobre uma  falha grave no banco de dados de DNA da polícia dinamarquesa.

Percebendo que a filha ainda pode estar viva, Rolf tenta descobrir o que realmente aconteceu, investigando um caso paralelo com ligações a um grupo internacional de tráfico de crianças. Receberá ajuda de Claire, uma experiente investigadora francesa que está trabalha num caso semelhante. Com Charlotte Rampling ("45 Anos", "Broadchurch"), a atriz polaca Zofia Wichlacz ("1983"), o dinamarquês Nicolas Bro ("A Ponte", "The Killing") e Olivia Joof ("Boogie").

 

Cry Wolf

Drama | Dinamarca (8 episódios)

DR

A família de Holly, de 14 anos, está arrasada com o ensaio que ela escreveu para um trabalho escolar e que descreve, com grande detalha, a violência em casa.

O assistente social Lars é designado para o caso. Convencido pela história, coloca Holly e o irmão de sete anos, Theo, num orfanato. No entanto, os membros da família - incluindo o padrasto de Holly - insistem que o ensaio nada mais é do que uma forma de rebelião adolescente. Aos poucos, as certezas de Lars começam a desaparecer.

Os pais de Holly lançam uma ofensiva legal contra Lars e sua própria filha e vídeos com a atuação de  Lars durante uma dura operação dos serviços sociais são partilhados nas redes sociais, provocando a  indignação pública.

Numa repentina inversão de papéis, e enquanto Lars tenta defender o seu caso antes da decisão do tribunal, várias questões centrais permanecem: as crianças sempre são confiáveis? Quanta agitação emocional pode uma família suportar? E quem está realmente a dizer a verdade?

 

El Presidente

Comédia dramática | Chile, Argentina (8 episódios)

Amazon Prime Video

Inspirada em personagens reais e no escândalo de corrupção de 2015 que ficaria conhecido como "FIFA Gate", a série explora o escândalo desportivo que abalou o mundo através da história de Sergio Jadue, um  presidente de um  pequeno clube de futebol chileno que subiu da obscuridade para se tornar participante chave numa conspiração que envolveu subornos de 150 milhões de dólares, ao lado do  presidente da federação argentina de futebol, Julio Grondona.

El Presidente

 

Derapages

Thriller | França (6 episódios)

Arte, Netflix

Alain Delambre (interpretado pelo antigo futebolista francês Eric Cantona) é um executivo desgastado e humilhado por seis anos de desemprego. Quando uma empresa de prestígio o seleciona como candidato, ele está preparado para trair a esposa, roubar as filhas, bater no genro e até participar num jogo que toma a forma de uma tomada de reféns, sabendo que, se conseguir o emprego, tudo será perdoado.

Derapages

 

Valley of Tears

Drama, Guerra | Israel (8 episódios)

Kan

A 6 de outubro de 1973, o Médio Oriente foi abalado pela maior guerra alguma vez vista naquela zona do mundo e que mudou para sempre a região. Jovens soldados, com menos de 20 anos, foram arrancados às suas vidas pacíficas e foram lançados num conflito pela própria existência.

Baseada em factos reais, "Valley of Tears", a série de produção israelita mais cara de sempre, descreve a Guerra do Yom Kipur através dos olhos de jovens combatentes. Conta conta três histórias emocionais e pessoais de indivíduos varridos pela destruição da guerra, três tramas paralelas e entrelaçadas.

A série avança em duas linhas do tempo: a primeira é o campo de batalha, durante os primeiros dez dias da guerra, e a segunda, composta por flashbacks que revelam a vida dos protagonistas em tempo de paz.

Valley of Tears

 

Unorthodox

Drama | Alemanha (4 episódios)

Netflix

Em busca de independência, uma jovem deixa a sua comunidade judaica ultra-ortodoxa na cidade de Nova Iorque para começar uma nova vida em Berlim. Mas assim que ela começa a encontrar o seu próprio caminho, o passado começa a alcançá-la.

 

Atlantic Crossing

Drama | Noruega (8 episódios)

NRK

1940. Com a Noruega ocupada pela Alemanha nazi, a princesa Märtha e os seus filhos encontram refúgio como refugiados políticos na Casa Branca. A sua presença em Washington influencia a visão do presidente Roosevelt sobre os trágicos acontecimentos que se desenrolam na Europa. O que começa como uma amizade transforma-se em afeto e turbulência quando Märtha se manifesta publicamente contra a tirania nazi. Numa tentativa de lutar pelo seu país, coloca em risco o seu casamento e convence o presidente Roosevelt a apoiar a Noruega - um primeiro passo na luta que levará os EUA a ingressar na guerra. No entanto, as ações de Märtha criam-lhe muitos inimigos, alguns deles mais próximos do que poderia pensar.

Atlantic Crossing

 

Moloch

Policial  | França, Bélgica (6 episódios)

Arte

Numa labiríntica cidade costeira industrial, pessoas entram aleatóriamente em combustão espontânea sem motivo aparente. Suicídio? Assassinato? Fenómeno sobrenatural? Para investigar o mistério, Louise, uma jovem jornalista, ambiciosa e instável, une forças com Gabriel, um brilhante psiquiatra que carrega uma enorme tristeza pela morte do filho.

Em pouco tempo, seis letras ardentes aparecem nas muralhas da cidade: MOLOCH. Louise e Gabriel devem começam uma viagem aterrorizante ao coração dos seus próprios infernos pessoais, para chegarem à verdade.

Moloch

 

Dignity

Thriller | Alemanha, Chile (8 episódios)

Joyn, Mega

Estabelecido pelo antigo soldado nazi Paul Schaefer numa tranquila cidade chilena, durante décadas o misterioso culto germânico 'Colonia Dignidad' forjou uma história de tortura, abuso infantil e assassinato nas paredes do seu vasto complexo, protegido pela ditadura do general Pinochet.

Agora, com um novo governo no poder, o Chile está finalmente pronto para acabar com o violento legado da colónia. O jovem promotor federal Leo Ramírez tem a tarefa de levar Paul Schaefer à justiça. Mas Leo tem a sua própria história com a colónia...