Cartaz de cinema

10 Filmes Para Ver no MOTELX 2018

Publicado em 28 Ago. 2018 às 10:45, por Samuel Andrade, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)

10 Filmes Para Ver no MOTELX 2018

O filmSPOT partilha os destaques da programação completa da 12ª edição do principal evento português dedicado ao cinema de terror.

De 4 a 9 de setembro, o Cinema São Jorge acolhe a 12ª edição do Festival Internacional de Terror MOTELX, num ano em que o certame apresentará antestreias, conversas com nomes sonantes do panorama atual do cinema de terror (Leigh Whannell, Paco Plaza, ou Xavier Gens) e uma série de iniciativas dedicada aos 200 anos da publicação de "Frankenstein", de Mary Shelley.

Antecipando o MOTELX 2018, o filmSPOT destaca dez títulos da programação do festival, assim como uma ou duas sugestões extra para o melhor cinema de terror que se vai poder ver no Festival.

The Nun – A Freira Maldita (2018, Corin Hardy) - Sessão de Abertura

Quando uma jovem freira numa abadia da Roménia tira a sua própria vida, um padre com um passado assombrado e uma noviça prestes a efetuar os seus votos finais são enviados pelo Vaticano para investigar. Juntos, descobrem o segredo profano da ordem.

 

Unsane (2018, Steven Soderbergh) - Secção Serviço de Quarto

Uma mulher é internada num hospital psiquiátrico contra sua vontade sem que se saiba se o seu maior medo é real, ou apenas uma ilusão.

 

Cold Skin (2017, Xavier Gens) - Secção Serviço de Quarto

Nos limites do círculo Antártico, pouco depois do término da 1ª Guerra Mundial, um barco a vapor aproxima-se de uma ilha desolada longe das rotas marítimas. A bordo encontra-se um jovem, prestes a assumir o cargo de observador meteorológico e a viver em solidão no fim da terra. Mas em terra não encontra vestígios do homem que vinha substituir, apenas um náufrago que testemunhou um horror do qual se recusa falar.

 

Mandy (2018, Panos Cosmatos) - Secção Serviço de Quarto

1983. Algures numa região isolada das Shadow Mountains na Califórnia, o lenhador Red Miller vive apaixonado pela encantadora e misteriosa Mandy Bloom. Mas a vida pacata que construiu para si mesmo desmorona súbita e tragicamente quando um grupo descontrolado de idólatras invade furiosamente o seu idílico paraíso. Destroçado, a existência de Red resume-se agora a um único pensamento: vingança.

 

A Filha (2003, Solveig Nordlund) - Secção Quarto Perdido

Ricardo Monteiro tem 45 anos e é um mediático produtor e apresentador de televisão. Acaba de ganhar a Estrela de Ouro para o programa mais popular do ano quando recebe um ultimato da sua filha, Leonor: se ele não voltar para casa a tempo de celebrar o aniversário dos seus 18 anos, nunca mais a verá. Ao chegar a casa, depara-se com o apartamento vazio e a filha desaparecida. Ricardo pensa tratar-se de um jogo, mas na ausência de telefonemas e mensagens começa a preocupar-se. Outra rapariga, mais ou menos da idade de Leonor, Sara, diz poder ajudar a encontrá-la. Mas Sara vai descobrir da pior forma as razões que levaram Leonor a fugir de casa.

 

Sotto il Vestito Niente II (1988, Dario Piana) - VHS Nights

O regresso de uma das secções mais populares do MOTELX, dedicada à história de filmes "série B" com produções duvidosas. "Sotto il Vestito Niente II" conta a história de Alex, o gerente de uma agência de modelos, que durante uma festa organizada em sua casa percebe que pode ter um convidado menos desejado. Um filme tão obscuro que até o trailer, que abaixo reproduzimos, foi filmado diretamente de uma cassete VHS.

 

Upgrade (2018, Leigh Whannell) - Secção Serviço de Quarto

Após um brutal assalto, que vitimiza a sua esposa e o deixa paralisado, Grey Trace é contactado por um inventor bilionário com uma cura experimental que irá "melhorar" o seu corpo. A cura - um implante de inteligência artificial denominado STEM - permite a Grey aceder a habilidades físicas nunca antes experimentadas, incluindo uma vontade implacável de exercer vingança sobre aqueles que assassinaram a sua esposa e o deixaram para morrer.

 

Ghost Stories (2017, Andy Nyman e Jeremy Dyson) - Secção Prémio Melhor Longa de Terror Europeia / Méliès d'Argent

O professor Phillip Goodman, psicólogo céptico por natureza, tem a sua racionalidade testada ao limite quando se cruza com uns ficheiros perdidos que contêm detalhes de três "assombrações" aterrorizantes. Impressionado pelo que leu, Goodman embarca numa missão para encontrar explicações lógicas para estes casos. À medida que se debruça sobre estas histórias, o mundo racionalista que construiu à sua volta começa a desmoronar-se. Será uma partida da sua mente ou existem forças ocultas em acção?

 

Verónica (2017, Paco Plaza) - Secção Sessões Especiais

Madrid, Espanha. O ano é 1991. Verónica vive com a mãe, viúva, e os irmãos pequenos. Certa tarde, na esperança de conseguir contactar o falecido pai, faz uma sessão do jogo do copo com duas colegas de escola. Com o decorrer do jogo, as três amigas percebem que, naquele momento, algo de terrífico foi libertado e que as suas vidas nunca mais serão as mesmas…

 

Piercing (2018, Nicolas Pesce) - Secção Serviço de Quarto

Piercing

Reed despede-se da sua mulher e do filho bebé, aparentando ir numa viagem de negócios. Mas em vez de roupas, a sua mala contém um kit de bondage e um picador de gelo. O plano está traçado: irá fazer check-in num hotel, ligar para um serviço de acompanhantes, e matar uma prostituta inocente. Mas o plano de Reed não contava com Jackie, a sedutora e misteriosa acompanhante que entra no seu quarto e altera completamente tudo aquilo que Reed meticulosamente tinha imaginado.

 

Para além da programação, eventos especiais e masterclasses promovidas pelo MOTELX 2018, cujos horários podem ser consultados na página do Festival , destaque final e obrigatório para o ciclo A Cinemateca com o MOTELX.

Este ano, partindo do bicentenário da publicação do clássico da literatura de terror gótico "Frankenstein", a esplanada da Cinemateca Portuguesa dá a ver (em 35mm) algumas das principais adaptações cinematográficas do livro de Mary Shelley, tais como "Frankenstein", de James Whale, ou "The Revenge of Frankenstein", um dos títulos mais aclamados da Hammer, a icónica produtora britânica de filmes de terror.