Cartaz de cinema

10 filmes para ver no Lisbon & Sintra Film Festival 2017

Publicado em 14 Nov. 2017 às 10:31, por , em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)

10 filmes para ver no Lisbon & Sintra Film Festival 2017

O filmSPOT antecipa a 11ª edição de um dos principais festivais de cinema de Lisboa.

É já no próximo dia 17 que arranca a 11ª edição do Lisbon & Sintra Film Festival (LEFFEST) que, até ao dia 29, exibirá mais de 180 filmes numa programação dividida entre Lisboa e, pela primeira vez na história do certame, Sintra.

Para 2017, o LEFFEST vai homenagear a carreira da atriz francesa Isabelle Huppert, estando também programadas retrospetivas de autores tão diversos como o português João Mário Grilo, o cineasta nova-iorquino Abel Ferrara, o realizador suíço Alain Tanner, ou o pintor expressionista Peter Brook.

Da Competição Internacional e das sessões não competitivas, o filmSPOT destaca 10 títulos a não perder para os próximos dias de LEFFEST:

"Chama-me Pelo Teu Nome" (Luca Guadagnino) – Competição Internacional

Em 1983, no Norte de Itália, Elio Perlman, de 17 anos, enceta uma relação com Oliver, o novo assistente do seu pai, e com quem formará uma atração em torno da sua sexualidade e herança judaica, ao longo de um verão que alterará as suas vidas para sempre. "Chama-me Pelo Teu Nome" é encarado, pela crítica especializada, como um forte candidato a nomeações para os Oscars.

 

"Cocote" (Nelson Carlo De Los Santos) – Competição Internacional

Alberto, um jardineiro evangélico, regressa à sua terra natal para o funeral do pai, que foi assassinado por um homem poderoso da região. Para chorar a sua morte, é forçado a participar em ritos religiosos são contrários às suas crenças e à sua vontade. Filme premiado no último Festival de Locarno.

 

 "Lucky" (John Carroll Lynch) – Competição Internacional

A jornada espiritual de um ateu com 90 anos e as personagens peculiares que habitam na sua cidade desértica, no meio de nenhures. Primeira obra atrás das câmaras do ator John Carroll Lynch, "Lucky" assinala igualmente o último trabalho de Harry Dean Stanton, que faleceu no passado mês de setembro.

 

"O Dia Seguinte" (Hong Sangsoo) – Competição Internacional

É o primeiro dia de Areum numa pequena editora. O seu chefe Bongwan teve um caso amoroso, terminado recentemente, com a mulher que trabalhava lá anteriormente. Também hoje, Bongwan, casado, sai de casa de madrugada para ir trabalhar. As memórias da mulher que partiu pesam-lhe. Nesse dia, a mulher de Bongwan encontra uma mensagem de amor, irrompe no escritório e confunde Areum com a mulher que foi embora.

 

"Verão Danado" (Pedro Cabeleira) – Competição Internacional

O verão de Chico começa na terra, ao pé dos avós, mas o seu lugar agora é na capital, onde terminou o curso e para onde parte à procura de emprego. Pertence a uma geração sem expectativas, à qual a idade adulta começa às portas do nada. E são as noites lisboetas, com os seus amores e desamores, angústia, euforia e depois liberdade. Vencedor de Menção Honrosa no último Festival de Locarno.

 

"Ele Vem à Noite" (Trey Edward Shults) – Fora de Competição

Travis, de 17 anos, vive seguro num lugar remoto com os seus pais vigilantes, protetores e fortemente armados. Sem nenhum apoio, tem de saber gerir o medo, a perda e a paranóia quando um jovem casal desesperado aparece com o seu pequeno filho, em busca de abrigo. Apesar das boas intenções de ambas as famílias, o pânico e a desconfiança intensificam-se, ao mesmo tempo que os horrores do mundo exterior parecem aproximar-se cada vez mais.

 

"O Quadrado" (Ruben Östlund) – Fora de Competição

Christian é o respeitado curador de um museu de arte contemporânea. A sua próxima exposição, "O Quadrado", é uma instalação que pretende evocar o altruísmo em quem a vê, recordando-nos o nosso papel enquanto seres humanos responsáveis pelos nossos congéneres. Mas às vezes é difícil viver à altura dos nossos ideais: a resposta incauta de Christian ao roubo do seu telefone vai conduzi-lo a situações das quais ele se envergonha. Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes 2017.

 

"O Amante de Um Dia" (Phillipe Garrel) – Fora de Competição

A história de um pai e da filha de 23 anos que volta para casa depois de terminar uma relação. E da nova namorada do pai, que vive com ele e que também tem 23 anos. O mais recente filme do veterano cineasta francês Phillipe Garrel, pai do ator Louis Garrel.

 

"The Devil and Father Amorth" (William Friedkin) – Fora de Competição

Quarenta e cinco anos depois de realizar "O Exorcista", o realizador William Friedkin conheceu o Padre Gabriele Amorth, conhecido como "o exorcista do Vaticano", e foi autorizado a filmar em Roma, a 5 de Abril de 2016, o seu nono exorcismo.

 

"Três Cartazes à Beira da Estrada" (Martin McDonagh) – Fora de Competição

Depois de meses passados sem um culpado no caso do assassinato da sua filha, Mildred Hayes executa uma jogada ousada e pinta três cartazes com uma mensagem controversa dirigida a William Willoughby, o chefe de polícia da cidade. Quando Dixon, adjunto do xerife e menino de mamã imaturo com propensão para a violência, se envolve, a guerra entre Mildred e as forças da lei em Ebbing entra numa nova fase. Prémio do Público no Festival de Toronto.

 

A programação completa do LEFFEST 2017, incluindo atividades paralelas e espectáculos, pode ser consultada no site do Festival.