Cartaz de cinema

Verdade (2015) Truth

Duração T121M minutos

Género Drama

Origem Estados Unidos da América, Austrália

Estreia em Portugal 7 Abr. 2016

Classificação etária M/12

Distribuidor NOS Audiovisuais

Na manhã de 9 de setembro de 2004, a experiente produtora da CBS News Mary Mapes (Cate Blanchett) acredita ter razões para se sentir orgulhosa de um trabalho jornalístico bem feito.

No final do dia, tudo mudou.

Mary Mapes, a CBS News e o pivô Dan Rather (Robert Redford) encontram-se todos sob enorme escrutínio.

Na noite anterior, o programa "60 Minutes", produzido por Mapes e apresentado por Rather, colocara no ar o relatório de uma investigação com provas que mostravam como o Presidente George W. Bush tinha evitado o serviço militar, entre 1968 e 1974.

A peça referia que George W. Bush não só tinha explorado ligações familiares e privilégios políticos para evitar a guerra do Vietname, servindo apenas na força aérea da Guarda Nacional do Texas, como tinha falhado durante muitos meses a obrigação mais básica da sua função: aparecer na base.

Numa luta contra o tempo, Mary Mapes e a sua equipa de investigadores procuraram testemunhas oculares e documentos para construír o caso e acreditaram que a história era sólida. Contudo, o serviço militar de George W. Bush deixou de estar no foco dos media e do escrutínio público. Em vez disso, foi o programa "60 Minutes", Mapes e Rather que foram colocados em questão: os documentos de suporte à investigação foram denunciados como falsificações e a equipa do programa foi acusada de mau jornalismo e fraude.

Mapes acabaria por perder o emprego e a reputação. Dan Rather demitiu-se do cargo de pivô.

Como acabou a atenção por estar focada nos jornalistas que questionaram a versão oficial da história? De que forma se tornaram os caracteres tipográficos ou as quebras de linha mais importantes para o discurso nacional do que as dúvidas relativas ao serviço militar do Presidente?

Com Robert Redford, Cate Blanchett, Elisabeth Moss, Topher Grace, Dennis Quaid, Bruce Greenwood, David Lyons, John Benjamin Hickey, Andrew McFarlane, Martin Sacks, Nicholas Hope, Steve Bastoni, Lee Anne Ford

Realização James Vanderbilt

Argumento James Vanderbilt

IMDb http://www.imdb.com/title/tt3859076/