Cartaz de cinema

Uma Longa Viagem (2013) The Railway Man

Duração T116M minutos

Género Drama

Origem Austrália, Reino Unido

Estreia em Portugal 13 Mar. 2014

Classificação etária M/16

Distribuidor Pris

Título no Brasil Uma Longa Viagem

Estreia no Brasil 18 Dez. 2014

Em 1942 dezenas de soldados tornam-se prisioneiros de guerra quando as forças japonesas ocupam Singapura. Eric Lomax, de 21 anos, um engenheiro de comunicações e entusiasta dos comboios, é um dos homens que se rendem.

Enviado para trabalhar no caminho-de-ferro da morte, na Tailândia, Eric é testemunha de sofrimentos inimagináveis. Em segredo constrói um aparelho de rádio.

À medida que ouve as notícias das derrotas de Hitler ou os avanços americanos no Pacífico, um milhar de homens desesperados e exaustos ganham força para sobreviver mais um dia. Quando o rádio é descoberto, Eric enfrenta tortura e interrogatórios.

No final da guerra regressa a um país incapaz de imaginar o que ele e os seus colegas foram obrigados a passar. Atormentado pelo rosto de um jovem oficial japonês, Eric fecha-se ao mundo que o rodeia.

Décadas mais tarde, encontra Patti – num comboio, claro. Ela fá-lo rir, pela primeira vez desde há muito tempo. Namoram como adolescentes e casam rapidamente. Na noite de núpcias os pesadelos de Eric regressam: o jovem oficial japonês leva-o de volta aos horrores do passado, insistindo que a guerra não acabou. Patti encontra-o a gritar no chão do quarto. Humilhado e confuso, Eric volta a desaparecer dentro de si mesmo e atira a sua fúria silenciosa contra a esposa.

Patti luta para descobrir o que atormenta Eric e fica a saber que o oficial japonês que detém a chave para o que realmente aconteceu ainda está vivo...

Com Nicole Kidman, Stellan Skarsgård, Colin Firth, Jeremy Irvine, Hiroyuki Sanada, Sam Reid, Marta Dusseldorp, Tom Hobbs, Masa Yamaguchi, Byron J. Brochmann, Shinji Ikefuji, Ewan Leslie, Charlie Ruedpokanon, Yukata Izumihara, Akos Armont

Realização Jonathan Teplitzky

Produção Chris Brown, Bill Curbishley, Andy Paterson

Argumento Andy Paterson, Frank Cottrell Boyce

IMDb http://www.imdb.com/title/tt2058107/