Cartaz de cinema

Colette (2018)

Duração T111M minutos

Género Histórico, Drama

Origem Estados Unidos da América, Reino Unido, Hungria

Estreia em Portugal 13 Dez. 2018

Classificação etária M/14

Distribuidor NOS Audiovisuais

Sidonie-Gabrielle Colette (Keira Knightley) apaixona-se e casa-se com o autor e editor Henry Gauthier-Villars (Domenic West), mais conhecido por "Willy", e troca o campo pelas ruas e salões artísticos da Paris do virar do século XIX. Integra o circulo cultural e social do marido e começa a trabalhar na editora, onde se torna um dos seus escritores fantasma, mas o comportamento adúltero do marido torna-se impossível de aceitar.

Quando Colette publica a série "Claudine", romance semiautobiográfico que definiria um novo tipo de arquétipo – a adolescente -, a obra torna-se um sucesso e uma sensação cultural. Willy e Colette tornam-se um casal célebre da Belle Époque, mas a recusa de Willy em reconhecer a autoria de Colette leva ao fim do casamento.

Colette inicia então uma série de relações com mulheres, entre as quais Mathilde de Morny, ou "Missy", uma aristocrata que desafia os padrões da época.

Enquanto resiste ao controlo e aos jogos psicológicos do ex-marido, esforça-se por alcançar a sua liberdade e voz artística. Quando finalmente o consegue fazer, torna-se numa das figuras mais celebradas da literatura francesa, tendo escrito dezenas de obras, incluindo Chéri (1920) e Gigi (1944), que viria a inspirar o famoso filme de Vincente Minnelli e um musical da Broadway.

Com Keira Knightley, Dominic West, Fiona Shaw, Denise Gough, Aiysha Hart, Eleanor Tomlinson, Ray Panthaki, Robert Pugh, Karen Gagnon, Caroline Boulton, Shannon Tarbet, Arabella Weir, Rebecca Root, Máté Haumann, Janine Harouni, Masayoshi Haneda, Dickie Beau, Sloan Thompson, Polina Litvak, Alexander Weaver

Realização Wash Westmoreland

Produção Stephen Woolley, Gary Michael Walters, Christine Vachon, Michel Litvak, Pamela Koffler, Elizabeth Karlsen

IMDb http://www.imdb.com/title/tt5437928/