Cartaz de cinema

A Criança Nº44 (2014) Child 44

Duração T137M minutos

Género Drama, Thriller

Origem Estados Unidos da América

Estreia em Portugal 4 Jun. 2015

Classificação etária M/16

Distribuidor Pris

Estreia no Brasil 16 Abr. 2015

No início dos anos 50 do século XX, a União Soviética continua debaixo do medo e da paranóia instilados pelo ditador Joseph Stalin.

É neste cenário que Leo Demidov (Tom Hardy), antigo herói da segunda guerra mundial e agente da polícia secreta do estado, se vê perante uma estranha série de mortes. Alguém anda a assassinar crianças com requintes de malvadez um pouco por toda a zona oeste da URSS.

Num país onde o estalinismo decretou que a taxa de criminalidade é zero, Demidov vê-se impedido de investigar. Os únicos crimes admissíveis são aqueles contra o estado pois o novo homem socialista, livre das doenças das democracias ocidentais, não tem qualquer necessidade de roubar, nem de matar.

A lei do silêncio faz sentir a sua força. O assunto é convenientemente abafado, deturpado, esquecido.

Até ao dia em que Demidov cai em desgraça. Expulso da polícia secreta, é colocado ao serviço da milícia e enviado com a mulher, Raisa (Naomi Rapace), para uma decadente e remota cidade industrial. Nas novas funções, Leo depara-se com mais mortes. Crianças continuam a surgir dilaceradas e violentadas um pouco por toda a parte.

Com a ajuda de Raisa e do General Nesterov (Gary Oldman), chefe da mílicia local, Demidov lança-se numa investigação contra tudo e contra todos, num estado policial e paranóico, onde qualquer um pode ser um delator ao serviço da polícia secreta, onde os movimentos são constantemente vigiados e onde todos têm medo de falar.

Com Tom Hardy, Noomi Rapace, Gary Oldman, Joel Kinnaman, Vincent Cassel, Paddy Considine

Realização Daniel Espinosa

Produção Ridley Scott, Michael Schaefer, Greg Shapiro

Argumento Richard Price

IMDb http://www.imdb.com/title/tt1014763/