Cartaz de cinema

As Mil e Uma Noites Vol.1 - O Inquieto (2015)

Duração T125M minutos

Género Drama

Origem Portugal

Estreia em Portugal 27 Ago. 2015

Classificação etária M/14

Distribuidor O Som e a Fúria

Título no Brasil tt3284178

Num País Europeu em crise, Portugal, um realizador propõe-se a construir ficções a partir da miserável realidade onde está inserido. Mas, incapaz de descobrir um sentido para o seu trabalho, foge cobardemente, dando o seu lugar à bela Xerazade.

Ela precisará de ânimo e coragem para não aborrecer o Rei com as tristes histórias desse país! Com o passar das noites, a inquietude dá lugar à desolação e a desolação ao encantamento. Por isso, Xerazade organiza as histórias que conta ao Rei em três volumes. Começa assim: "Oh venturoso Rei, fui sabedora de que num triste país entre os países…"

Sinopse do volume 1

No qual Xerazade dá conta das inquietantes maldições que se abatem sobre o país: "Oh venturoso Rei, fui sabedora de que num triste país entre os países, onde se sonha com sereias e baleias, o desemprego propaga-se. Em certos lugares, a floresta arde noite dentro apesar da chuva que cai; homens e mulheres anseiam por lançarem-se ao mar em pleno Inverno. Por vezes há animais que falam embora seja improvável que os escutem. Neste pais onde as coisas não são o que aparentam ser, os homens do poder passeiam-se em camelos e escondem uma permanente e vergonhosa ereção; aguardam pelo momento da colecta de impostos para poderem pagar a um certo feiticeiro que…". E vendo despontar a manhã, Xerazade calou-se.

Com Cristina Alfaiate, Rogério Samora, Carloto Cotta, Adriano Luz, Américo Silva, Gonçalo Waddington

Realização Miguel Gomes

Argumento Telmo Churro, Miguel Gomes, Mariana Ricardo

IMDb http://www.imdb.com/title/tt3284178/