Cartaz de cinema

Vencedor do Óscar de melhor documentário em abril no TVCine Edition

Publicado em 11 Mar. 2024 às 14:22, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Estreias)

Vencedor do Óscar de melhor documentário em abril no TVCine Edition

O filme "20 Dias em Mariupol" foi construído a partir do trabalho de uma equipa de jornalistas ucranianos da Associated Press durante o cerco da cidade pelos invasores russos.

O filme "20 Dias em Mariupol", vencedor do Óscar de Melhor Documentário na cerimónia dos Óscares deste domingo, chega em abril ao TVCine Edition. Realizado pelo jornalista ucraniano Mstyslav Chernov, terá a primeira emissão na sexta-feira, 5 de abril, às 22h00.

Em "20 Dias em Mariupol", uma equipa de jornalistas ucranianos da Associated Press (AP) na cidade sitiada de Mariupol, luta para continuar o seu trabalho de documentação das atrocidades da invasão russa. Sendo os únicos repórteres internacionais que permanecem na cidade, captam as imagens que mais tarde se tornaram definidoras da guerra.

É a primeira longa-metragem de Mstyslav Chernov, que venceu um Pulitzer de Serviço Público pela sua cobertura do cerco da cidade. Distinguido com outros 29 prémios internacionais, viu a lista acrescentada com um Óscar, o primeiro atribuído a um ucraniano, pelo relato vivido e angustiante dos civis apanhados no conflito. O filme é também uma janela para o que significa trabalhar como jornalista a partir de uma zona de guerra e para o impacto que esse jornalismo tem em todo o mundo.

"20 Dias Em Mariupol" será exibido como parte de um curto ciclo de documentários nomeados para os Óscares que inclui ainda a estreia em Portugal de "The Eternal Memory" (12/4) e a primeira emissão televisiva de "Quatro Filhas" (19/4).

Trailer "20 Dias em Mariupol"