Cartaz de cinema

Primeira edição europeia do Festival Tribeca será em Lisboa

Publicado em 11 Abr. 2024 às 12:29, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)

Primeira edição europeia do Festival Tribeca será em Lisboa

Robert De Niro e a produtora Jane Rosenthal serão os anfitriões do evento. A realizadora Patty Jenkins, a atriz Whoopi Goldberg e o ator Griffin Dunne são os primeiros oradores confirmados.

A primeira edição europeia do Festival Tribeca terá lugar em Lisboa de 17 a 19 de outubro, anunciaram hoje os promotores. Apresentado por Robert De Niro e pela produtora Jane Rosenthal, o festival consistirá numa noite de abertura seguida de um evento de dois dias no Beato Innovation District, na zona ribeirinha de Lisboa.

A realizadora de "Monster" e "Wonder Woman", Patty Jenkins, a atriz Whoopi Goldberg e o ator Griffin Dunne, de "Dallas Buyers Club", são as primeiras presenças confirmadas.

Cara Cusumano, Diretora do Festival Tribeca, terá a cargo a programação que incluirá filmes portugueses e internacionais e palestras. O alinhamento completo será anunciado durante o verão.

"Na sua essência, o Tribeca tem como objetivo elevar uma comunidade de artistas - quer essa comunidade se encontre a sul da 14th Street, em Manhattan, ou do outro lado do Oceano Atlântico, em Lisboa", afirmou Robert De Niro, um dos fundadores do Festival Tribeca.

"Acreditamos que uma cidade só prospera quando os seus artistas prosperam", acrescentou Jane Rosenthal, outra das mentes por detrás do evento.

De Niro e Rosenthal lideram o Tribeca Festival desde que foi criado, em 2001. Parceiros de produção de longa data, colaboram há mais de três décadas em filmes como "A Bronx Tale", "Wag the Dog", "Meet the Parents" e "The Good Shepherd", entre outros. Em 2020, Rosenthal foi nomeada para o Óscar de Melhor Filme pela produção de "O Irlandês", protagonizado por De Niro.

A SIC será a parceira local.

Carlos Moedas, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, sublinha que o festival "se enquadra na nossa política cultural para a cidade, em que criamos ligações com os bairros, com as ruas, com as pessoas."

A presença da Tribeca em Lisboa reflete a estratégia de expansão internacional da empresa, que saiu de Nova Iorque pela primeira vez entre 2009-2012 com o Doha Tribeca Film Festival. Nos EUA organiza igualmente eventos anuais em Los Angeles e Miami.