Cartaz de cinema

Pesquisa de mercado nos EUA confirma declínio da televisão tradicional

Publicado em 6 Mai. 2015 às 13:00, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries

Pesquisa de mercado nos EUA confirma declínio da televisão tradicional

O aumento no consumo de programas através da Internet é responsável pelo declínio na audiência dos canais de televisão tradicionais, afirma E-Poll Market Research, empresa responsável pela pesquisa.

Um estudo efetuado pela empresa de estudos de mercado E-Poll Market Research mostra que, nos EUA, os consumidores vêem mais vantagens em consumir conteúdos vídeo online (designado por "streaming video on demand", ou SVOD) e diretamente através de uma plataforma de distribuição online (designado por "over the top" ou OTT) do que pelos meios tradicionais, ou seja, via um operador de cabo, ou satélite, e nos canais de televisão.

De acordo com a E-Poll Market Research, os dados da pesquisa ajudam a explicar a descida de audiência da televisão e coloca pressão no operadores.

Com o panorama do audiovisual em mudança foram estas as principais conclusões do estudo:

 

A conveniência manda - os consumidores preferem poder ver o que querem e quando querem

Mais de 70% dos subscritores de SVOD vêem programas via streaming durante o horário nobre, reduzindo assim o tempo que passam a ver os canais tradicionais.

A qualidade da programação em SVOD e OTT já ultrapassou a dos canais tradicionais.

Os subscritores do Netflix pensam que a programação original da plataforma online é superior à da TV tradicional num rácio de seis para um.

Mais de 85% dos inquiridos afirmam que a qualidade da programação dos principais fornecedores de SVOD é tão boa ou melhor do que a dos canais tradicionais.

 

Ver séries de uma só vez é melhor do que esperar pelos episódios semanais

O termo "binge viewing" entrou definitivamente no vocabulário do espectador norte-americano, com mais de dois terços dos inquiridos a afirmar que ter uma temporada completa disponível torna a experiência "mais agradável".

Mais de metade dos espectadores afirmaram que preferem esperar até a temporada completa estar disponível para começarem a ver os seus programas preferido.

Os dados mencionados fazem parte da primeira vaga do estudo de opinião intitulado "Streaming, OTT &Binge Viewing: The New TV Landscape" que será efetuado trimestralmente junto de uma amostra de 1.156 utilizadores de serviços de streaming como o Netflix, Hulu Plus, Amazon Prime, ou mesmo o YouTube.

Os inquiridos tinham entre 13 e 54 anos e, de acordo com a E-Poll Market Research, representavam de forma equitativa a população norte-americana. Era condição essencial terem visto um programa de televisão completo através da Internet nos seis meses anteriores.

A empresa de estudos de mercado, com sede em Los Angeles, levará a cabo a segunda vaga desta pesquisa durante o mês de maio.