Cartaz de cinema

O primeiro Fail Film Festival leva os piores filmes a Singapura

Publicado em 25 Out. 2015 às 16:49, por Inês Moreira Santos, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)

O primeiro Fail Film Festival leva os piores filmes a Singapura

A projeção da trilogia "Sharknado" compõe o evento que tem lugar na cidade-estado asiática.

Quem disse que os maus filmes não têm direito a um festival de cinema? Em Singapura está a decorrer a primeira edição do Fail Film Festival, que pretende destacar aquele tipo de filmes merecedores do duvidoso elogio:"tão maus que são bons" e um certame que celebra o cinema como puro entretenimento.

Este é o evento perfeito para descobrir novos "prazeres ", repletos de efeitos visuais exagerados, ou de fraca qualidade, argumentos de lógica duvidosa e péssimas interpretações.

Um conjunto de características que se encontram facilmente na trilogia "Sharknado", êxito inesperado em todo o mundo.

O cinema The Projector, em Singapura, acolhe a primeira edição do Fail Film Festival. O evento começou a 17 de outubro, com a exibição do primeiro "Sharknado", esta sexta-feira (23) apresentou "Sharknado 2: The Second One", e encerra este fim-de-semana com "Sharknado 3: Oh Hell No!".

Os organizadores Marcus Huang, Jeremy Goh, Josh Tang and Christl Li esperam que o festival crie algum debate acerca do que significa falhar. Como explica Li, "a ideia é usar o cinema como meio de iniciar uma conversa sobre o medo que a nossa sociedade tem de fracassar e tornar as pessoas mais abertas às falhas, mostrando que algo pode ter valor mesmo quando é severamente criticado".

Entre as inspirações para a criação deste festival está um evento da empresa Rifftrax, onde humoristas troçavam de "Sharknado" perante uma plateia. Também durante o Sundance Film Festival de 2014, um evento chamado Free Fail Film desafiava as pessoas a encarar as falhas como uma parte essencial do risco, inovação e criatividade.