Cartaz de cinema

O Discovery Channel celebra a semana do espaço a partir de 4 de outubro

Publicado em 30 Set. 2016 às 14:30, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Estreias)

O Discovery Channel celebra a semana do espaço a partir de 4 de outubro

A 4 de outubro de 1957 foi lançado ao espaço o primeiro satélite artificial da Terra, o Sputnik. A 10 de outubro de 1967, entrou em vigor o tratado que rege as atividades dos estados na exploração e utilização do espaço ultraterrestre.

São estas as datas que marcam a Semana Mundial do Espaço, declarada como tal pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Todos os anos, entre 4 e 10 de outubro, a ONU anuncia a Semana Mundial do Espaço, com o objetivo de celebrar à escala internacional as contribuições da ciência e da tecnologia espaciais para a melhoria da condição humana.

O Discovery Channel une-se a esta celebração com diversos programas especiais, dos quais se destaca a série "Hubble: Explorar o Universo" que irá para o ar entre 4 e 9 de outubro, a partir das 21h00.

Esta nova série documental acompanha a viagem do célebre telescópio pelos confins do Sistema Solar, compilando informação valiosa e tratando de encontrar respostas a múltiplos mistérios.

O telescópio espacial Hubble revolucionou o mundo da ciência e a forma com que vemos o universo como nenhum outro instrumento científico. Nos últimos 20 anos tem orbitado a Terra a 600 quilómetros de distância e a uma velocidade de oito quilómetros por segundo, registando enorme quantidade de dados, incluindo cerca de 60 mil fotografias, e a localização de mais de 30 mil novos planetas.

A astronomia é provavelmente a mais antiga e emocionante de todas as ciências, ainda que as suas perguntas fundamentais continuem por resolver, incluíndo a mais importante de todas: há vida em algum local do espaço para lá da Terra?

"Hubble: Explorar o Universo", apresentado pelo Dr. Jochen Liske, conhecido na NASA como "Dr. J", vai tratar de desvendar algumas das incógnitas, ao remexer as mais espetaculares imagens do Hubble.

Na segunda-feira, 10 de outubro, estreia o documentário "Segredos do Espaço" (21h00) e o especial "Missão a Júpiter" (22h55), dedicado à nave Juno.

 Em "Segredos do Espaço" os espetadores vão ter a oportunidade de acompanhar um grupo de investigadores empenhados em compreender a física do espaço e em vislumbrar todos os segredos do Sistema Solar, alargando os limites da exploração humana. Entre os desafios que têm pela frente, estão o desenterrar dos mistérios da energia obscura; a previsão do fim do Sistema Solar e o que os humanos podem fazer para sobreviver; descobrir o passado e o presente dos oceanos da Europa, de Júpiter e de Marte; interpretar os dados da sonda Voyager e, inclusivamente, levar a bom porto um projeto secreto para contrastar com a força da gravidade, entre outros muitos trabalhos.

Continuando, às 22h55, o "Missão a Júpiter" leva os espetadores ao maior e mais perigoso planeta do Sistema Solar: os seus campos de radiação e magnéticos são armadilhas mortais para as naves espaciais, mas não para Juno. Esta inovadora nave é o primeiro veículo espacial blindado, o que permite aproximar-se de Júpiter para descobrir o que esconde debaixo das suas magníficas nuvens. Deste modo, todos os espetadores podem averiguar mais coisas sobre a origem deste gigantesco planeta e, assim, de todo o Sistema Solar.

A série conta com os testemunhos de Scott Bolton, um dos responsáveis pela missão Juno, da equipa de engenheiros que construiu a nave e dos cientistas que a capitanearam desde o laboratório de propulsão da NASA. Todos vão poder mostrar a extraordinária engenharia que esconde esta nave espacial que bateu todos os recordes de distância propulsada com energia solar e que pode dar ao mundo uma visão sem precedentes sobre este gigante de gás. Este especial alcançou o clímax com a chegada de Juno à órbita de Júpiter, no dia 4 de julho de 2016, momento em que os cientistas começaram a descobrir e a desvendar os segredos do planeta.

A "Semana do Espaço" estreia a 4 de outubro, a partir das 21h00, no Discovery Channel.