Cartaz de cinema

"Let It Be" estreia a 8 de maio no Disney+

Publicado em 16 Abr. 2024 às 15:51, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Estreias)

"Let It Be" estreia a 8 de maio no Disney+

O filme sobre os Beatles, realizado em 1970 por Michael Lindsay-Hogg e restaurado pela equipa de Peter Jackson, fica disponível pela primeira vez em 50 anos.

O Disney+ anunciou que uma versão restaurada de "Let It Be", o filme de Michael Lindsay-Hogg sobre os Beatles, irá estrear no Disney+ a 8 de maio de 2024.

Lançado em maio de 1970, em pleno turbilhão da separação dos Beatles, "Let It Be", o filme é agora apresentado numa versão restaurada e no contexto das revelações trazidas pela série documental de Peter Jackson, vencedora de vários prémios Emmy®, "The Beatles: Get Back".

"Let It Be" contém imagens que não aparecem na série documental "Get Back", com a ação no estúdio e no terraço da Apple Corps em Londres, em janeiro de 1969, quando os Beatles, acompanhados por Billy Preston, escrevem e gravam a canção e atuam ao vivo pela última vez como grupo.

Com o interesse renovado após "The Beatles: Get Back" e o apoio de Lindsay-Hogg, a Apple Corps pediu à Park Road Post Production de Peter Jackson para conduzir o restauro do filme a partir do negativo original de 16 mm, o que incluiu a remasterização do som utilizando a mesma tecnologia aplicada em "Get Back".

Michael Lindsay-Hogg recorda que o lançamento de "Let It Be" estava para acontecer "em outubro/novembro de 1969, mas acabou por ser adiado para abril de 1970. Um mês antes, os Beatles separaram-se oficialmente. O público foi ver o filme com tristeza nos seus corações, pensando: 'Nunca mais verei os Beatles juntos. Nunca mais vou ter essa alegria', e isso ensombrou muito a perceção do filme. Mas, de facto, com que frequência se veem artistas desta envergadura a trabalhar em conjunto para transformar em canções aquilo que ouvem nas suas cabeças? E, depois, chegamos ao terraço e vemos o seu entusiasmo, camaradagem e pura alegria em tocarem juntos novamente como um grupo e sabemos, como sabemos agora, que foi a última vez, e vemos isso com plena compreensão de quem eles eram e ainda são. Fiquei impressionado com o que o Peter foi capaz de fazer com 'Get Back', usando todas as imagens que eu tinha filmado 50 anos antes."

Peter Jackson lembra que "tive muita sorte em ter acesso aos outtakes do Michael para o 'Get Back' e sempre pensei que o 'Let It Be' era necessário para completar a história" e considera que "os dois projetos apoiam-se e reforçam-se mutuamente".

Realizado por Michael Lindsay-Hogg, com John Lennon, Paul McCartney, George Harrison, Ringo Starr e a participação especial de Billy Preston, "Let It Be" foi produzido por Neil Aspinall. O diretor de fotografia foi Anthony B. Richmond.

"Let It Be" irá estrear no Disney+ a 8 de maio de 2024.