Cartaz de cinema

LEFFEST aposta nos premiados de outros festivais

Publicado em 17 Out. 2023 às 14:47, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)

LEFFEST aposta nos premiados de outros festivais

O festival de cinema de Lisboa apresentará, em estreia portuguesa, os filmes vencedores em Cannes, Veneza, Locarno e San Sebastian.

Apresentado sexta-feira nos Paços do Concelho, em Lisboa, o programa do 17.º LEFFEST – Lisboa Film Festival terá "Pobres Criaturas" (Poor Things), de Yorgos Lanthimos, vencedor da Mostra de Veneza, como filme de abertura.

Do alinhamento fazem igualmente parte os vencedores dos festivais de Cannes, "Anatomia de Uma Queda" (Anatomie d'une chute), de Justine Triet, de Locarno, "Critical Zone", de Ali Ahmadzadeh e San Sebastián, "O Corno do Centeio", de Jaione Camborda.

Em competição vão estar 10 longas-metragens, incluindo as mais recentes obras de autores consagrados como Víctor Erice, com "Cerrar los ojos", Cristi Puiu, com "MMXX", Cédric Kahn, com "Le Procès Goldman", ou Radu Jude, com "Do Not Expect Too Much from the End of the World", ao lado de cineastas em início de carreira como Rodrigo Moreno (Los Delincuentes), Weston Razooli (Riddle of Fire), Elena Martín Gimeno (Creatura), Ilya Povolotsky (Grace), e Mika Gustafson (Paradise is Burning). A presença portuguesa fica a cargo de Paulo Abreu que apresentará o filme "Ubu".

O realizador Elia Suleiman preside ao júri que contará ainda com a atriz e realizadora Fanny Ardant, com o músico e compositor Nitin Sawhney, com os escritores Rachel Kushner e Giorgi Gospodinov, com o realizador e fotógrafo Khalik Allah, e com a artista Adriana Molder.

Fora de competição, o festival selecionou vários filmes que marcam este ano cinematográfico e que terão estreia comercial em breve nos cinemas portugueses. Entre eles, "Perfect Days", de Wim Wenders, "Evil Does Not Exist", de Ryūsuke Hamaguchi, "Priscilla", de Sofia Coppola, "Rotter Himmel", de Christian Petzold, "The Old Oak", de Ken Loach, "May December", de Todd Haynes, ou "Io Capitano", de Matteo Garrone.

Há também uma nova secção designada "Descobertas" e reservada para primeiras e segundas obras que vão competir pelo Prémio Revelação.

O LEFFEST reservou ainda espaço para duas homenagens. A Clint Eastwood, que inclui a exibição dos filmes que realizou desde 2008, e uma seleção de filme mais antigos, e ao realizador turco Nuri Bilge Ceylan, cujo novo filme, About Dry Grasses", será apresentado em antestreia no festival, acompanhado por uma retrospetiva completa.

Será igualmente revisitada a obra do português Pedro Costa, com a exibição pela primeira vez em Portugal da curta-metragem "As Filhas do Fogo" estreada na Seleção Oficial de Cannes. Na mesma sessão, o LEFFEST mostra o último filme assinado por Jean-Luc Godard antes da sua morte, "Film annonce du film qui n'existera jamais, drôles de guerres" outra estreia nacional.

No cinema clássico, destaca-se a exibição de restauros de filmes de Man Ray, Ozu e Rivette.

Em foco nesta edição do LEFFEST estará a Inteligência Artificial e a criação artística. A exploração deste tema abre com uma conversa com a artista Laurie Anderson e continuará com música, debates e uma selecção de filmes de que faz parte "Metropolis" de Fritz Lang, num filme concerto com o saxofonista Rodrigo Amado, o baterista Gabriel Ferrandini e o contrabaixo Hernâni Faustino.

A 17.ª edição do LEFFEST – Lisboa Film Festival decorre entre 10 e 19 de novembro.