Cartaz de cinema

"La mafia uccide solo d'estate" e "The Special Need" vencem, ex aequo, o 8 ½ Festa do Cinema Italiano

Publicado em 18 Abr. 2014 às 22:26, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)

"La mafia uccide solo d'estate" e "The Special Need" vencem, ex aequo, o 8 ½ Festa do Cinema Italiano

Foram esta noite entregues em Lisboa os prémios da edição 2014 da Festa do Cinema Italiano. O festival prossegue agora noutras cidades portuguesas.

Os grandes vencedores da 7ª edição do 8 ½ Festa do Cinema Italiano são, ex aequo, "La mafia uccide solo d'estate" ("A Máfia só mata no Verão"), de Pierfrancesco Diliberto (PIF) e "The Special Need", de Carlo Zoratti e Cosimo Bizzarri.

Uma nova maneira e improvável de retratar a Máfia e tão divertido como comovente, "La mafia uccide solo d'estate" ("A Máfia Só Mata no Verão"), foi vencedor do Prémio do Público do Festival de Turim e é uma crónica siciliana, que nos mostra as tentativas de Arturo para conquistar o coração da sua amada e se desenvolve num contexto histórico muito complexo nas últimas décadas em Itália.

"The Special Need", de Carlo Zoratti e Cosimo Bizzarri, é a história de um autista que nunca teve relações sexuais e segue em viagem com dois amigos para tentar satisfazer este desejo.

Ao longo da viagem, este documentário aborda de uma maneira frontal e exaustiva uma questão, socialmente delicada, aliando a necessidade de amor e de partilha que faz parte de todos e que está muito para além dos limites em que somos, muitas vezes, forçados a viver.

O prémio votado pelo público, foi atribuído a "Zoran, o meu sobrinho herdado", de Matteo Oleotto, vencedor do Prémio da Semana da Crítica Internacional do Festival de Veneza e conta a história de Paolo Bressan, que passa os dias numa taberna perto de Gorizia, na fronteira com a Eslovénia e que ao "herdar" um "sobrinho", Zoran, um estranho rapaz de 15 anos, percebe rapidamente o seu talento para lançar dardos. Todos os anos, o campeonato mundial de dardos dá um prémio de 60 mil euros, e Paolo não tem a menor intenção de deixar passar esta oportunidade.

O  8 ½ Festa do Cinema Italiano prestou ainda homenagem a Vittorio Storaro, galardoando-o com o Prémio Carreira. Vittorio Storaro, responsável pela fotografia de inúmeros e premiados filmes, esteve em Lisboa para apresentar a versão 3D de "O Último Imperador", de Bernardo Bertolucci, com o qual ganhou um Oscar, dar uma masterclass e apresentar o seu último livro, "The Art of Cinematography". O prémio foi entregue por Stefano Savio, diretor artístico do 8 ½ Festa do Cinema Italiano.

Depois de Lisboa, o  8 ½ Festa do Cinema Italiano realiza-se em Coimbra, de 21 a 23 de Abril, no Teatro Académico Académico Gil Vicente no Porto, de 24 a 27 de Abril, na Casa das Artes; Funchal, de 8 a 11 de Maio, no Teatro Municipal Baltazar Dias e Loulé, de 16 a 18 de Maio, no Cine-Teatro Louletano. A Festa do Cinema Italiano segue depois viagem para outros países lusófonos em datas e locais a anunciar em breve.

8 ½ Festa do Cinema Italiano é um festival de cinema organizado pela Associação Il Sorpasso, que conta o patrocínio principal da TopAtlântico, com o apoio da Embaixada de Itália e do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa.