Cartaz de cinema

Jon Stewart confessa as razões para deixar o "The Daily Show"

Publicado em 20 Abr. 2015 às 22:52, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Bastidores)

Jon Stewart confessa as razões para deixar o "The Daily Show"

Numa entrevista, o apresentador do programa de sátira do canal Comedy Central revelou o porquê do abandono ao fim de 16 anos.

Jon Stewart, a face e a alma por detrás do "The Daily Show", anunciou em fevereiro que iria deixar o programa. Numa entrevista publicada no sábado, no jornal britânico The Guardian, Stewart falou, pela primeira vez, das razões que o levaram a tomar tal decisão.

O apresentador, de 52 anos, recusa assumir que tenha havido um momento chave para o levar a sair. Segundo ele, tratou-se antes de um acumular de situações e de desgaste provocado pelo tempo.

"Não foi como se achasse que o programa já não estava a resultar, ou que já não estivesse a fazê-lo bem. Foi mais pensar que sim, está a resultar, mas já não me sinto tão realizado como antes.", diz Stewart, que fala de ciclos para racionalizar de forma mais clara o que sente. "Existem momentos em que não estás satisteito, mas depois consegues deixar de pensar nisso e fica tudo bem. Mas estes ciclos tornam-se cada vez mais longos e profundos..."

O desgaste manifesta-se também pouca vontade de atravessar outro período de eleições presidenciais norte-americanas, em 2016.  "Fiz a cobertura das eleições quatro vezes e não me pareceu que viesse aí algo radicalmente diferente", afirma Stewart.

Natural de Nova Iorque, Jon Stewart cresceu no estado vizinho de New Jersey. Quando saiu da universidade, rodou pelo circuito de clubes de comédia, em Nova Iorque.

Foi argumentista e, em 1996, passou a ter o seu próprio talk show, na MTV. Em 1999, mudou-se para a Comedy Central onde tomou conta de um Daily Show decadente e com baixa audiência. Em poucos anos, tornou-o num programa influente e conhecido em todo o mundo, vencedor de 18 Emmys. Ao mesmo tempo, produziu descendência: Stephen Colbert e John Oliver sairam da equipa do Daily Show para criarem os seus próprios programas, na mesma veia satírica e acutilante.

O Daily Show passou a ser mais do que apenas o lugar onde se brinca com as notícias e transformou-se no programa que se vê para obter uma visão clara e honesta da atualidade.

No final do ano, Stewart vai passar o testemunho ao sul-africano Trevor Noah, mas recusa alinhar pelas vozes dos que dizem ter terminado uma era. "Honestamente, creio que o país vai sobreviver", afirma.