Cartaz de cinema

"Grand Tour" de Miguel Gomes na competição do Festival de Cannes

Publicado em 11 Abr. 2024 às 12:42, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema, Cinema Português)

"Grand Tour" de Miguel Gomes na competição do Festival de Cannes

A primeira longa-metragem portuguesa na corrida à Palma de Ouro em 18 anos tem Gonçalo Waddington e Crista Alfaiate nos principais papéis.

"Grand Tour", de Miguel Gomes, integra a competição oficial do 77.º Festival de Cannes, anunciou hoje o director Thierry Frémaux em conferência de imprensa.

"É a primeira selecção do Miguel Gomes para a competição oficial. Vimos este filme no final de novembro e estamos felizes por recebê-lo. Ele é um virtuoso, uma voz muito singular do cinema de autor", referiu Frémaux.

O festival ocorre de 14 a 25 de Maio.

Gonçalo Waddington e Crista Alfaiate têm os principais papéis.

O argumento é de Miguel Gomes, Mariana Ricardo, Telmo Churro e Maureen Fazendeiro.

"Grand Tour" é a primeira longa-metragem portuguesa selecionada para a principal competição do Festiva de Cannes em 18 anos.

A produtora Filipa Reis considera que este feito "representa um triunfo do cinema independente e de uma forma de trabalhar que defende a proximidade entre a produção e a realização, dando ao realizador a maior liberdade possível para criar".

"É um contributo para que este modelo de liberdade continue a ser defendido em Portugal. É também a afirmação do trabalho que o Miguel Gomes tem realizado consistentemente ao longo de anos. Reforça a minha confiança na abordagem que tenho tido, nessa ideia de cumplicidade entre produção e realização - sendo eu também realizadora, prezo muito a autonomia artística e criativa - e de que cada filme é singular, exige uma maneira própria de se fazer e não a aplicação de uma metodologia de produção pré estabelecida", acrescenta Filipa Reis.