Cartaz de cinema

Eurosport Portugal anuncia horários de emissão do Rali Dakar 2024

Publicado em 4 Jan. 2024 às 15:23, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries

Eurosport Portugal anuncia horários de emissão do Rali Dakar 2024

A 46.ª edição da prova de todo-o-terreno que decorre na Arábia Saudita terá 23 portugueses à partida. O canal de desporto dedica-lhe 14 horas de programação com resumos da jornada todas as noites.

O Rali Dakar, a mais importante prova de todo terreno a nível mundial, cumpre a 46.ª edição e leva pela quinta vez o espetáculo do rali-raide às magníficas paisagens da Arábia Saudita, onde areia e calor serão novamente o maior adversário dos pilotos.

Entre 5 e 19 de janeiro, a maratona acolhe quase 800 pilotos e mais de 400 veículos que terão de cumprir 7 881 quilómetros, 4 727 deles cronometrados, divididos em 12 etapas, num percurso na maioria novo.

Os primeiros quilómetros são corridos esta sexta-feira com um prólogo em Al Ula. O rali termina na localidade de Yanbu, onde serão coroados os novos campeões.

O Eurosport emite diariamente um resumo de uma hora com os melhores momentos de cada etapa.

HORÁRIOS DAS EMISSÕES EUROSPORT

  • 5 de janeiro às 20h00
  • 6 de janeiro às 20h00
  • 7 de janeiro às 20h00
  • 8 de janeiro às 20h00
  • 9 de janeiro às 20h00
  • 10 de janeiro às 20h30
  • 11 de janeiro às 21h15
  • 12 de janeiro às 20h45
  • 14 de janeiro às 20h00
  • 15 de janeiro às 20h00
  • 16 de janeiro às 21h00
  • 17 de janeiro às 20h00
  • 18 de janeiro às 20h00
  • 19 de janeiro às 20h00

Entre os favoritos nos carros, a maior novidade vem da saída de Nasser Al-Attiyah da equipa oficial Toyota. O vencedor de cinco edições (incluindo as duas anteriores), trocou a marca japonesa pela Prodrive, que corre os Hunter BRX e que, a partir de 2025, vai preparar a equipa oficial da Dacia.

Ao lado do qatari estará o francês Sébastien Loeb, nove vezes campeão do mundo de ralis de 2004 a 2012, mas que ainda persegue o triunfo no Dakar.

A Toyota mantém o saudita Yazeed Al-Rajhi e o sul-africano Giniel de Villiers, vencedor em 2009, e reforça-se com o norte-americano Seth Quintero que, em 2021, se tornou o mais jovem piloto a ganhar uma etapa no Dakar - na altura ao volante de um pequeno SSV.

Quanto à Audi, vê reforçada a potência do seu híbrido RS Q e-Tron para compensar o maior peso em comparação com os concorrentes diretos. No que deverá ser o último ano deste modelo no Dakar, a marca alemã volta a apostar nos veteranos Carlos Sainz e Stéphane Peterhansel que serão apoiados por Mathias Ekstrom.

Com 60% do percurso em estreia, a organização liderada pelo antigo piloto de enduro David Castera introduziu à sexta etapa um novo formato repartido por dois dias. Embora os concorrentes possam ajudar-se durante a noite, condutores e equipas estarão espalhados por oito acampamentos. Às 16 horas locais, todos os veículos terão de parar no acampamento mais próximo. Sem hipótese de saber os tempos dos rivais, passam a noite nas tendas disponibilizadas pela organização até nova partida, às 7 horas da manhã do dia seguinte, para completar o resto do percurso. Os tempos finais serão tomados após os quase 600 quilómetros cronometrados desta etapa especial.

Sempre muito competitiva e perigosa, a prova de motos volta a ter um forte contingente de favoritos.

A KTM volta a alinhar o vencedor de 2023, Kevin Benavides. No entanto, o argentino apresenta-se condicionado após ter fraturado o perónio há um mês. Menos sorte teve Matthias Walkner, outro piloto inscrito pela marca, que também partiu a perna num treino, mas não recuperou a tempo. Assim, o australiano Toby Price apresenta-se como a alternativa mais em forma ao campeão em título no campo das motos austríacas.

O irmão de Kevin, Luciano Benavides, representa a Husqvarna e a equipa oficial GasGas surge com o britânico Sam Sunderland e o australiano Daniel Sanders.

Com Ruben Faria na gestão, a Honda, tem como principais pilotos o chileno Pablo Quintanilla e o norte-americano Ricky Brabec, escudados por Skyler Howes e Jose Ignacio Cornejo.

Quanto à indiana Hero, faz-se representar pelo português Joaquim Rodrigues Jr., pelo luso-alemão Sebastian Bühler e ainda pelo piloto do Botswana, Ross Branch.

Na francesa Sherco, as esperanças concentram-se no espanhol Lorenzo Santolino auxiliado pelo português Rui Gonçalves e pelo indiano Harith Noah.

Entre os privados capazes de acompanhar as motas oficiais estarão o francês Romain Dumontier (Husqvarna) e as KTM das equipas Duust Rally Team, com Jacob Argubright, e Bas World, com Paolo Lucci e Bradley Cox.

ETAPAS DAKAR 2024

  • Prólogo (sexta, 5 janeiro) AL ULA > AL ULA 158 km | 28 km de especial cronometrada
  • Etapa 1 (sábado, 6 de janeiro) AL ULA > AL HENAKIYAH     541 km | 414 km
  • Etapa 2 (domingo, 7 de janeiro) AL HENAKIYAH > AL DUWADIMI 655 km | 463 km
  • Etapa 3 (segunda, 8 de janeiro) AL DUWADIMI > AL SALAMIYA 733 km | 438 km
  • Etapa 4 (terça, 9 de janeiro) AL SALAMIYA > AL-HOFUF 631 km | 299 km
  • Etapa 5 (quarta, 10 de janeiro) AL-HOFUF > SHUBAYTAH 645 km | 118 km
  • Super Etapa 6 (quinta, 11 de janeiro e sexta, 12 de janeiro) SHUBAYTAH > SHUBAYTAH 781 km | 572 km
  • Etapa 7 (domingo, 14 de janeiro) RIYADH > AL DUWADIMI 873 km | 483 km
  • Etapa 8 (segunda, 15 de janeiro) AL DUWADIMI > HAIL 678 km | 458 km
  • Etapa 9 (terça, 16 de janeiro) HAIL > AL ULA 639 km | 417 km
  • Etapa 10 (quarta, 17 de janeiro) AL ULA > AL ULA 612 km | 371 km
  • Etapa 11 (quinta, 18 de janeiro) AL ULA > YANBU 587 km | 480 km
  • Etapa 12 (sexta, 19 de janeiro) YANBU > YANBU 328 km | 175 km

Este ano, são 23 os portugueses inscritos no Rali Dakar. Além dos nomes que integram estruturas oficiais, nas motos surgem ainda privados como António Maio, Mário Patrão, Alexandre Azinhais, ou Bruno Santos Fernandes competem nas motos.

Nos Challenger (a nova designação da antiga classe T3), destaque para as duplas Mário Franco/Daniel Jordão e João Monteiro/Nuno Morais e ainda para Ricardo Porém, que faz a prova a solo.

João Ferreira, nos SSV, faz dupla com o experiente Filipe Palmeiro.