Cartaz de cinema

Escândalo na FIFA a caminho do cinema

Publicado em 30 Jun. 2015 às 10:40, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Cinema Norte-Americano)

Escândalo na FIFA a caminho do cinema

Ben Affleck negoceia lugar como produtor de filme sobre a corrupção no futebol mundial.

Ben Affleck e Matt Damon estão a negociar a produção de um filme sobre o lado americano da corrupção no futebol. A ligação de Affleck e Damon ao projeto ocorrerá através da produtora de ambos, a Pearl Street Films, em parceria com a Entertainment 360, de Guymon Casady e Darin Friedman.

Os direitos de adaptação ao cinema do livro do jornalista Ken Bensinger acerca da corrupção no interior da FIFA foram adquiridos recentemente pela Warner Bros. . "House of Deceit" relata o papel do dirigente norte-americano Chuck Blazer na teia de subornos e negócios escuros descoberta no organismo que explora e regula o futebol a nível mundial.

A informação avançada pelo THR diz ainda que Anthony Tambakis foi escolhido para adaptar o livro ao pequeno ecrã. Gavin O'Connor (de "Jane Got A Gun", com Natalie Portman; e que concluiu há pouco tempo o thriller "The Accountant", protagonizado por Affleck) será o realizador.

Blazer terá sido a peça fundamental para desvendar o escândalo profundo que abalou a FIFA no último mês, acabou por conduzir à detenção de vários altos dirigentes e levou à demissão de Joseph Blatter, presidente do organismo mais importante do futebol mundial, acabado de ser reeleito.

Conhecido como o "Senhor Dez Por Cento", Blazer ascendeu ao topo da organização e chegou a chefiar a CONCACAF, o organismo tutelar do futebol para a América do Norte e Central e terá recebido indevidamente dinheiro dos direitos televisivos e patrocinadores. Acabou acusado de receber subornos, de fuga fiscal e de contribuir para a corrupção de outros membros do comité executivo da FIFA. Pressionado pelas autoridades federais dos EUA, tornou-se informador do FBI e foi elemento chave no processo que levou à detenção de vários dirigentes e agentes desportivos, em maio.