Cartaz de cinema

Dos Power Rangers a James Bond, nada escapa ao mundo da Bootleg Universe

Publicado em 3 Mar. 2015 às 22:53, por Samuel Andrade, em Notícias de cinema (Temas: Indústria cinematográfica, Bastidores)

Dos Power Rangers a James Bond, nada escapa ao mundo da Bootleg Universe

A guerra de direitos de autor entre a Bootleg Universe e as grandes companhias do audiovisual está para durar.

Tomando o nome a partir do conceito do bootleging (gravações em áudio ou vídeo do trabalho de um artista, normalmente sem o consentimento deste, a partir de um espectáculo ao vivo ou de uma transmissão rádio), a Bootleg Universe é uma iniciativa que, nos últimos tempos, tem provocado emoções fortes junto dos fãs de cinema e TV e muitas dores de cabeça aos departamentos jurídicos dos grandes estúdios do audiovisual.

Com o produtor Adi Shankar como principal mentor, a Bootleg Universe deu primeiro nas vistas com "The Punisher: Dirty Laundry", uma curta-metragem de ação centrada no herói da Marvel, Punisher. Contudo, foi já em 2015 que a Bootleg Universe capturou a atenção com "Power/Rangers", uma visão alternativa, negra e violenta de um mundo onde os Power Rangers, célebres heróis da televisão criados nos anos 90, conhecem uma amarga derrota.

Apesar da reação calorosa por parte dos fãs da série e, até, de alguns dos atores da série original (como é o exemplo da atriz Amy Jo Johnson, que interpretou a Pink Ranger na versão norte-americana, a Saban Entertainment, detentora do copyright dos Power Rangers para os Estados Unidos, não apreciou o "plágio" e foi célere em retirar temporariamente a curta-metragem de circulação (o filme esteve completamente indisponível no YouTube durante 24 horas).

"Power/Rangers" regressou à Internet no passado dia 27 de fevereiro, sob a condição imposta de apresentar, logo no início, a mensagem de que o filme não é um produto oficial da Saban, assim como um aviso sobre o seu conteúdo não apropriado para menores:

Para Adi Shankar, este incidente legal foi tudo menos desmotivador: a Bootleg Universe apresentou hoje "James Bond: In Service of Nothing", curta-metragem que apresenta o agente 007 envelhecido e desempregado.

Para surpresa de poucos, o filme também já se encontra removido do YouTube por motivos de violação de copyright.

Enquanto esta nova guerra em torno de direitos de autor aguarda novos desenvolvimentos, nada como visitar o canal do Youtube da Bootleg Universe e conhecer um trabalho que promete fazer correr muita tinta.