Cartaz de cinema

Documentário sobre o Airbus A400M no canal Odisseia

Publicado em 15 Mai. 2015 às 12:05, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries

Documentário sobre o Airbus A400M no canal Odisseia

A queda recente de um A400M levou o Reino Unido, a Alemanha e a Turquia a suspender temporariamente as operações com este modelo. Este sábado o Odisseia dá a conhecer todos os detalhes deste impressionante avião.

No momento em que o Reino Unido, a Alemanha e a Turquia decidiram suspender temporariamente as operações dos seus aviões Airbus A400M, depois da queda, em Sevilha, de um avião militar de carga do mesmo modelo, o Odisseia estreia no sábado, 16 de maio, pelas 22h30, o documentário "Airbus A400M", dando a conhecer todos os detalhes sobre este impressionante avião.

O canal Odisseia convida o espectador a conhecer a fábrica da Airbus, bem como todos os pormenores em torno do avião de que toda a gente fala: o A400M, um avião de transporte militar de longo alcance propulsado por quatro motores turbo hélice.

Concebido inicialmente com o nome de Atlas, o A400m é o primeiro avião militar europeu, o resultado de um projeto aeronáutico que exigiu vinte anos de preparação e décadas de desenvolvimento.

No documentário, Ian Elliot, vice-presidente da Airbus Military, explica como nasceu o projeto, no início de 1982, com a colaboração de quatro grandes fabricantes aeronáuticos.

O aparelho, lançado para ir ao encontro das necessidades de sete países europeus, representou um marco no mundo da aviação militar, já que permitiu criar um aparelho que pudesse trabalhar com material de cada país.

Foram necessários vinte anos de negociações para que os sete países - França, Reino Unido, Alemanha, Espanha, Turquia e Bélgica - chegassem a acordo  e convertessem o A400M num símbolo de cooperação europeia.

A forma como foi construído, as proveniências das peças, a montagem, bem como as principais características que definem os seus elementos inovadores, são alguns dos aspetos abordados no documentário.  

"Airbus A400M", sábado, 16 de maio, às 22h30, no Odisseia.