Cartaz de cinema

Disney separa-se da Dreamworks de Spielberg

Publicado em 3 Set. 2015 às 11:39, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Indústria cinematográfica, Cinema Norte-Americano)

Disney separa-se da Dreamworks de Spielberg

A alternativa poderá ser um novo acordo com a Universal Pictures.

O acordo de distribuição entre a Dreamworks e a Disney vai terminar. "The BFG", de Steven Spielberg, baseado no livro de Roald Dahl e com estreia marcada para 1 de julho de 2016, será o último filme da Dreamworks a ser distribuido pela Disney no âmbito do contrato atual, diz o The Hollywood Reporter.

O estúdio fundado em 1994 por Spielberg, Jeffrey Katzenberg e David Geffen procura agora outras alternativas. De acordo com a imprensa norte-americana Spielberg está em conversações com a Universal.

O marketing e a distribuição dos filmes produzidos na Dreamworks (excluindo as longas-metragens de animação) é da responsabilidade da Disney desde 2009, após antes ter estado nas mãos da Paramount.

Nesta altura, a Disney tem uma grande quantidade de filmes provenientes da Marvel, da Lucasfilm e da Pixar, que lhe permitem desenvolver a aposta nos géneros que, de momento, garantem melhores resultados na bilheteira. Por isso, não estará muito preocupada com a saída do mini-estúdio de Spielberg, apesar do recente sucesso global de "Mundo Jurássico" que se tornou no terceiro filme com maior receita de sempre, a seguir a "Avatar" e "Titanic".

As três partes envolvidas, Disney, Dreamworks e Universal não emitiram posições oficiais sobre o assunto.