Cartaz de cinema

Discovery Channel comemora "A Noite da Terra"

Publicado em 19 Nov. 2014 às 12:05, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries

Discovery Channel comemora "A Noite da Terra"

Dois programas especiais de uma hora cada chamam a atenção para acontecimentos dramáticos que ocorrem em África e na América Latina.

No sábado, 29 de novembro, o Discovery Channel assinala "A Noite da Terra" com dois programas especiais.

O repórter David Beriain e o ex-jogador de NBA Yao Ming juntam-se neste emissão com "Yasuní, Genocídio na selva" (21h00) e o "Projeto Yao Ming: África futura" (22h00)

David Beriain construiu a carreira de jornalista à volta de uma motivação: entender o porquê dos homens se matarem uns aos outros. Afeganistão, Irão, Congo, Médio Oriente foram locais que marcaram o seu percurso profissional e o conduziram à Amazónia equatorial, onde gravou "Yasuní, genocídio na selva".

"Yasuní, genocídio na selva" começa com as imagens publicadas no Youtube que impactaram Beriain: um casal de etnia Huaorani aparece moribundo com lanças cravadas no corpo, em plena Amazónia Equatorial. O vídeo foi gravado com angústia e sem esperança pelos familiares que os encontraram.

As lanças pertenciam aos Taromenane, uma tribo submetida a um isolamento voluntário que vive de costas para a civilização e mata para defender esse isolamento. David Beriain embarca numa viagem com muitas interrogações e poucas respostas: Porque existe a necessidade de matar? É apenas uma guerra tribal, ou algo mais? O que se está a fazer para proteger estas tribos? Conseguirão sobreviver ao avanço da civilização?

Em "Projeto Yao Ming: África futura", o ex-basquetebolista de NBA Yao Ming compromete-se a realizar uma das missões mais difíceis que alguma vez enfrentou: viajar até África para denunciar a matança de elefantes.

O crescimento da economia chinesa, de onde é originário Yao Ming, criou uma nova classe média emergente desejosa de mostrar ao mundo o seu poder económico. As peças de arte talhadas em marfim africano são um dos objetos mais procurados.

Por outro lado, a medicina tradicional na China utiliza o marfim para tratar um grande número de doenças. Estes dois fatores causaram o aumento na procura de marfim. Conseguirá Yao Ming mudar a mentalidade do sua país?

A noite da terra, a 29 de novembro, no Discovery Channel, com a estreia de "Yanusí, genocídio na selva" às 21h00 e "Projeto Yao Ming: África futura" às 22h00.