Cartaz de cinema

Critics Choice Awards: outra noite em grande para "Oppenheimer"

Publicado em 15 Jan. 2024 às 09:34, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Temporada de prémios, Cinema Norte-Americano)

Critics Choice Awards: outra noite em grande para "Oppenheimer"

O filme de Christopher Nolan sai dos prémios da organização de críticos com oito triunfos e dá outro passo importante para ser o título dominante na temporada de prémios a caminho dos Óscares.

"Oppenheimer" ganhou oito categorias nos Critics Choice Awards que decorreram esta madrugada em Los Angeles e bateu "Barbie" que partia com 18 nomeações. Além do prémio de melhor filme, a biografia dramatizada de um dos principais criadores da primeira bomba atómica ganhou também a distinção para melhor realizador, entregue a Christopher Nolan.

Com um palmarés que repetiu em grande parte as tendências afirmadas nos Globos de Ouro há uma semana, os Critics Choice Awards escolheram Robert Downey Jr. entre os atores secundários e deram a vitória na categoria de melhor banda sonora ao compositor Ludwig Göransson. "Oppenheimer" rematou a noite com triunfos na direção de fotografia, montagem e efeitos visuais e obteve ainda o prémio coletivo destinado ao melhor elenco.

A 29.ª edição dos prémios organizados pela Critics Choice Association, que reclama ser a maior organização de críticos de cinema na América do Norte, decorreu no Barker Hangar, no aeroporto de Santa Monica, nos arredores de Los Angeles, e foi conduzida pela atriz e humorista Chelsea Handler.

Emma Stone recebeu o prémio para a melhor interpretação feminina pelo trabalho em "Pobres Criaturas", de Yorgos Lanthimos, e Paul Giamatti venceu do lado masculino por "Os Excluídos", de Alexander Payne, filme que somou também triunfos nas categorias de melhor atriz secundária, para Da'Vine Joy Randolph e ator revelação, para Dominic Sessa.

De grande favorito, com um número recorde de 18 nomeações, "Barbie", contentou-se com seis prémios: melhor comédia, argumento original e canção original e ainda melhor cenografia, guarda-roupa e caracterização.

O filme francês "Anatomia de Uma Queda" foi o preferido da associação de críticos entre as longas-metragens internacionais.

Succession

Entre as séries de televisão, "Succession" ganhou a categoria de melhor série dramática e dois dos protagonistas, Sarah Snook e Kieran Culkin, foram distinguidos como melhores atores.

Os prémios para os secundários entre os dramas foram entregues a Billy Crudup, por "The Morning Show" e Elizabeth Debicki, por "The Crown".

"The Bear" foi considerada a melhor comédia e Jeremy Allen White, Ayo Edebiri e Ebon Moss-Bachrach receberam os prémios de representação nas respetivas categorias.

A participação de Meryl Streep na última temporada de "Homicídios ao Domicílio" valeu-lhe a vitória como melhor atriz secundária numa comédia.

A escolha entre as minisséries foi para "Beef", com triunfos para Ali Wong e Steven Yeun nos atores.

Os prémios honorários deste ano foram para Harrison Ford, que recebeu o prémio de carreira e America Ferrera que recebeu um prémio pelo seu trabalho em prol da inclusão e igualdade.