Cartaz de cinema

Batalha "Às Voltas com Cronenberg"

Publicado em 1 Set. 2023 às 11:04, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Ciclos de cinema)

Batalha "Às Voltas com Cronenberg"

A retrospetiva no Centro de Cinema da cidade do Porto inclui todas as longas-metragens do realizador canadiano, bem como curtas inéditas e obras de outros cineastas influenciados pelo seu trabalho.

Entre 8 de setembro e 15 de dezembro, o Batalha Centro de Cinema apresenta "Às Voltas com Cronenberg", a mais completa retrospetiva em Portugal dedicada à obra do cineasta canadiano.

O programa inclui todas as suas longas-metragens, curtas inéditas, assim como filmes de outros autores que marcaram o realizador e obras abertamente influenciadas pelo seu cinema - de Nicolas Roeg a Julia Ducournau, passando por Jeremy Shaw, entre outros.

Ao longo de cinco décadas, com um percurso entre o terror e a ficção científica, Cronenberg deu corpo às inquietações sobre as idiossincrasias e contradições humanas. Trabalhou muitas vezes fora do circuito comercial e dos pressupostos de Hollywood.

A retrospetiva começa na sexta-feira, 8 de setembro, às 21h15, com "Stereo" (1969), a primeira longa-metragem de Cronenberg, numa sessão que inclui também a curta "Introduction to The Memory Personality" (2012), de Jeremy Shaw. Serão apresentadas obras como "Crimes of the Future" (1970 e 2022), "Scanners" (1981), "Crash" (1996), "eXistenZ" (1999), "Eastern Promises" (2007), "A Dangerous Method" (2011) e "Maps to the Stars" (2014).

O programa inclui ainda duas sessões especiais: O 50.º aniversário do clássico do terror britânico, "Don"t Look Now" (1973), de Nicolas Roeg, - segundo Cronenberg, o filme mais assustador que viu, a 24 de setembro e 25 de outubro. No Halloween, a 31 de outubro, será apresentado "Raw" (2016), de Julia Ducournau, admiradora confessa de Cronenberg.

No programa Famílias, é exibido, a 23 de setembro, às 15h15, "A Lenda da Serpente Branca" (1985), de Taiji Yabushita, a primeira longa de animação a cores do Japão que influenciou o animé e as obras do Estúdio Gibhli de Miyazaki. À semelhança de "A Mosca", de Cronenbnerg, o filme mostra a metamorfose do homem em animal.