Cartaz de cinema

Angela Bassett e Mel Brooks vão receber Óscares honorários

Publicado em 27 Jun. 2023 às 10:41, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Oscars, Indústria cinematográfica, Cinema Norte-Americano)

Angela Bassett e Mel Brooks vão receber Óscares honorários

A atriz e o cineasta serão homenageados na próxima edição dos Governors Awards, a 18 de novembro, em Los Angeles.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos anunciou a atribuição de prémios honorários a Angela Bassett, Mel Brooks e à montadora Carol Littleton. O Prémio Humanitário Jean Hersholt irá para Michelle Satter, do Sundance Institute.

Serão entregues durante a 14.ª edição dos Governors Awards, a ter lugar a 18 de novembro de 2023, em Los Angeles.

"O Conselho da Academia está entusiasmado por homenagear quatro precursores que transformaram a indústria cinematográfica e inspiraram gerações de cineastas e fãs de cinema", disse a presidente da Academia, Janet Yang.

Yang destacou os "desempenhos transcendentes" de Angela Bassett que considera terem estabelecido "novos padrões na representação". Uma das mais conceituadas actrizes do seu tempo, Angela Bassett viu o seu papel como Tina Turner em "What's Love Got to Do with It" valer-lhe uma nomeação para o Óscar de Melhor Atriz. Os seus créditos cinematográficos incluem ainda "Boyz N the Hood", "Malcolm X", "Waiting to Exhale", "Sunshine State", "Black Panther", "Mission: Impossível - Fallout", "Vingadores: Endgame", e "Black Panther: Wakanda Para Sempre", onde o seu desempenho lhe valeu uma segunda nomeação para um Óscar.

Sobre Mel Brooks, a presidente da academia lembrou o modo como "ilumina os corações de todos com o seu humor", e refere "o impacto duradouro" do seu legado "em todas as facetas do entretenimento". Realizador, produtor, escritor e ator, Brooks começou a carreira a escrever comédias para os programas de televisão de Sid Caesar tendo também sido um dos criadores da série televisiva "Get Smart". Em 1967, escreveu e realizou o seu primeiro filme, "The Producers", que lhe valeu um Óscar para Argumento Original e que mais tarde adaptou para um musical de sucesso na Broadway. Os seus filmes incluem "Blazing Saddles", "Young Frankenstein",  "History of the World - Part I", "Spaceballs", "Robin Hood: Men in Tights" e "Dracula: Dead and Loving It".

Carol Littleton viu a sua carreira de quase cinco décadas na montagem de filmes elogiada como um modelo para futuros profissionais. Em 1982, foi nomeada para um Óscar pelo seu trabalho em "E.T. The Extra-Terrestrial". Os seus outros trabalhos notáveis incluem "Body Heat", "The Big Chill", "Places in the Heart" e "The Manchurian Candidate". Foi directora da Secção de Montadores de Filmes da academia, presidente e vice-presidente da Motion Picture Editors Guild e membro do Conselho de Administração da American Cinema Editors.

Por fim, os organizadores dos Óscares recordaram o papel vital que Michelle Satter desempenhou nas carreiras de inúmeros cineastas em todo o mundo e o seu lugar enquanto "pilar da comunidade cinematográfica independente". Fundadora do programa para artistas do Sundance Institute, que organiza o famoso festival de cinema, durante mais de 40 anos ajudou a promover a carreira de centenas de cineastas e liderou as iniciativas internacionais do instituto.

O Prémio Honorário, uma estatueta dos Óscares, é atribuído "para honrar uma distinção extraordinária em termos de realização ao longo da vida, contribuições excepcionais para as artes e ciências cinematográficas, ou por um serviço excecional à Academia".

O Prémio Humanitário Jean Hersholt, também uma estatueta do Óscar, é atribuído "a uma pessoa das artes e ciências cinematográficas cujos esforços humanitários tenham trazido crédito à indústria".