Cartaz de cinema

"A Conspiração": série documental mostra os primeiros passos do 25 de abril 1974

Publicado em 16 Abr. 2024 às 08:30, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Estreias)

"A Conspiração": série documental mostra os primeiros passos do 25 de abril 1974

Última obra de António-Pedro Vasconcelos, revela como surgiu a Revolução que mudou o destino de Portugal.

Série documental de 9 episódios, "A Conspiração" revela o processo conspirativo que teve início no verão de 1973 e culminou na madrugada de 25 de Abril de 1974, com o derrube do Estado Novo.

Resultado de uma meticulosa investigação, conta com novos depoimentos dos protagonistas que, em menos de 24 horas, conseguiram derrubar um regime com 48 anos. Das reuniões secretas às personagens-chave, a série propõe-se dar a conhecer detalhadamente o processo conspirativo.

A semente revolucionária aparece em 1961, ano que marca o início do fim do colonialismo português. É nos confins da Guiné, Moçambique e Angola, nas frentes de combate e nas quentes noites no mato, onde se escrevem as suas últimas páginas.

Os capitães, revoltados com as condições em que combatiam numa guerra que não podiam ganhar, apercebem-se de que a única saída é uma solução política. No verão de 1973, dois decretos-lei apressadamente destinados a complementar a falta de oficiais, revelam ser a gota de água que faz transbordar o copo. Uma onda de contestação progride dentro do exército e é em Bissau que surge a primeira reação coletiva. Os oficiais do quadro permanente aí destacados, fazem chegar às chefias políticas e militares uma carta assinada, contestando esses decretos.

Inspirados pelos camaradas na Guiné, a 9 de setembro de 1973, é organizada a primeira reunião coletiva na metrópole, em Alcáçovas. Aí é subscrito um abaixo assinado análogo ao de Bissau. Seguem-se as restantes colónias portuguesas ultramarinas e durante o mês de setembro de 1973, centenas de assinaturas são angariadas. A bandeira é a da recuperação do prestígio das Forças Armadas. Mas alguns pretendem ir mais longe…

Com autoria e realização de António-Pedro Vasconcelos "A Conspiração" estreia a 24 de abril, às 21h30, na RTP1. Segue-se um segundo episódio no dia 25 de abril e os restantes em emissão semanal.