Cartaz de cinema

"A Boy and His Atom": o filme mais pequeno do mundo

Publicado em , por Samuel Andrade, em Notícias (Temas: Bastidores)

"A Boy and His Atom": o filme mais pequeno do mundo

"A Boy and His Atom" é o primeiro filme criado a partir de átomos. E, por isso, o mais pequeno do mundo.

Com pouco mais de um minuto de duração, alguns investigadores da IBM conceberam "A Boy and His Atom", um filme inteiramente composto por animação em stop-motion de átomos microscópicos.

Embora curto e de história simples - um átomo e o seu amigo dançam e saltam juntos, culminando numa breve mensagem publicitária - a produção do filme foi extremamente complexa.

O tamanho real de cada imagem de "A Boy and His Atom" foi ampliado um milhão de vezes e o desenho alcançado através da paciente disposição, com uma agulha muito pequena e afiada, dos vários átomos.

Realizado por quatro cientistas da IBM, que trabalharam dezoito horas por dia durante duas semanas, o produto final está à vista (um making of do filme pode ser observado aqui):

Apesar do interessante resultado, tal não significa que a IBM esteja agora a apostar na produção de filmes microscópicos. Na verdade, "A Boy and His Atom", o filme mais pequeno do mundo, é a aplicação prática de uma tecnologia, atualmente em desenvolvimento, para o armazenamento de grandes quantidades de dados informáticos.